Os modelos de Educação dividem-se em 3 principais grupos:
•Educação Formal;
•Educação Não-formal;
•Educação Informal.
Educação Formal:
Este é um modelo que é titulado pelo Ministério da Educação.
•Compreende o sistema educativo institucionalizado cronologicamente graduado e hierarquicamente estruturado – o sistema educativo português começa no pré-escolar, no entanto este não é obrigatório
•Depende de uma directriz educacional centralizada como currículo – não há currículo no pré-escolar, mas existem orientações curriculares ( orientações – emissão de juízos de gosto)
Inclui principalmente instituições pré-escolares, até ao 12ºano e Universidades.
Educação Não Formal:
Este modelo abrange técnicas que operam na realidade educacional sem obedecerem a directrizes tituladas pelo Ministério da Educação. Temos como exemplo o Animador Sociocultural e o Educador Socioprofissional.
•Toda a actividade educacional organizada, sistemática, executada fora do quadro do sistema formal para oferecer tipo seleccionados de ensino a determinados grupos da população
Objectivos explícitos de formação ou de instrução, que não estão directamente dirigidos à provisão de graus próprios do sistema educativo regular.
Educação Informal:
•Processo diluído circunstancial que se desenrola no decurso de encontros, leituras, e acontecimentos;
•Recebida no decurso do quotidiano pelos media, leituras, contactos com grupos sociais, actividades de tempos livres
A não intencionalidade é sempre informal, mas nem toda a educação informal é não intencional (ex: educação familiar)
(retirado de http://4pilares.zi-yu.com/?page_id=18)
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